segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Artista Potengiense inicia criação de mural que irá mostrar a história de Monsenhor Expedito

Compartilhe
Leandro Levy. Por trás dele um quadro de sua autoria
O Estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRN, Leandro Levy (Potengiense), iniciou nessa segunda-feira (07) a execução de um mural pintado, por trás da Igreja Matriz de São Paulo do Potengi.


O Mural vai mostrar a história de vida do pároco Monsenhor Expedido em 7 momentos:

1 – Atuações sociais, significantes para a comunidade, de 1943 a 1953.
2 – Encontro com o “Cassaco” e o comprometimento em acabar com os flagelos promovidos pela seca no período de 1953 a 1958.
3 – Criação de Cisternas Comunitárias em 1973.
4 – Aquisição do Caminhão Pipa em 1974.
5 – Conclusão da Barragem em 1984.
6 – Reunião em Santa Cruz, no início da campanha em 1993.
7 – Inauguração das Adutoras em São Paulo do Potengi –RN.

A Produção desta obra de arte se dará a partir de investigações sobre a vida do Monsenhor Expedito, em biografias dele feitas por diferentes autores como Aluízio Azevedo (2000) e Alcides Francisco Queiroz (2000), fotografias constantes no acervo do Memorial Monsenhor Expedito em São Paulo do Potengi, depoimentos de pessoas próximas a ele, inclusive a fotógrafa Maria Davina, como também seus registros escritos, entrevistas dadas por ele, vídeos, áudios e objetos que lhe pertenciam, também dispostos no referido Memorial em sua homenagem.

A Conclusão está prevista para antes da programação festiva, alusiva ao centenário de nascimento do Profeta das Águas, que será comemorado em nossa cidade de 10 a 13 de dezembro próximo.


Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias