sábado, 30 de dezembro de 2017

Conheça a História de vida do empresário Maré Mansa

Compartilhe

Um dos empresários mais populares da região potengi, Francisco de Sales Dantas, mais conhecido por "Maré Mansa".

O blog tem a honra de publicar uma síntese da biografia desse importante, e popular, empresário.

Francisco de Sales Dantas é um nordestino que venceu na vida, em meio as muitas lutas, dificuldades e obstáculos, todos superados. Ele teve uma origem humilde, que não aceitou viver de forma tão difícil, numa época em que comer um pedaço de pão era algo tão raro. 

Nasceu em 12 de dezembro de 1960, no Sítio Água Doce, município de Carnaúba dos Dantas, sendo o 12º filho do casal Marcelino José Dantas, "Saló", e Maria Elita de Carvalho, "Dona Litinha". Seus pais tiveram 16 filhos, mas somente dez se criaram.

Seu pai trabalhava na roça e no minério, sua mãe era dona de casa. Francisco Dantas, que nessa época era chamado "Chico de Saló" ou "Chico de Litinha", ajudava ambos, junto com seus irmãos, no sustento da casa. Nesse tempo, a vida não era nada fácil, mas como diz o ditado, "Deus ajuda quem cedo madruga", e o jovem Maré nunca teve preguiça de trabalhar. E também nunca desanimou, mesmo diante das inúmeras dificuldades.

Aos 10 anos, Francisco despertou seu espírito empreendedor, quando sua madrinha, Francisquinha de Antonio Petrolino, lhe presenteou com uma galinha e os ovos para sua mãe deitar (cuidar da mesma). A galinha teve 13 pintinhos, todos vendidos por Francisco Dantas. Depois disso comprou uma ovelha, e em seguida um garrote, em sociedade com seu irmão mais velho, o Galego (Antonio Marcelino Filho), para quem nosso biografado trabalhou, cuidando dos seus animais.

Em 1975, sua vida mudou pra melhor, foi trabalhar em Santa Cruz, onde seu irmão Galego tinha um comércio, com o nome de "Maré Mansa", nome esse que seu irmão trazia da loja de seu sócio (sócio dele Galego), do primo Durval José Dantas, loja de Currais Novos RN.

O NOME "MARÉ MANSA"

O nome Maré Mansa foi marcante nesta família. Sua origem estaria nas ideias do empresário Durval José Dantas, quando ouviu na rádio Tupi, a propaganda de um empreendimento chamado de a "impecável Maré Mansa", do Rio de Janeiro, tendo o senhor Durval adotado o nome para uma das primeira lojas do grupo.

Em 1980 seu irmão Galego abriu uma loja em São Paulo do Potengi para Maré administrar. O Administrador se deu tão bem com o negócio, que em 1986, Francisco Sales Dantas, já conhecido por "Maré Mansa" já administrava sua própria loja.

No início, a Maré Mansa somente trabalhava com roupas e calçados, mas logo passou a introduzir também eletros, portáteis e móveis.

Em 1998, a Loja Maré Mansa instalou-se definitivamente na Rua Coronel Freire, 151, em São Paulo do Potengi, um potente prédio, sede própria, que funciona até hoje, atendendo a milhares de clientes.

O popular Maré Mansa, agora empresário bem sucedido e muito querido, é casado com a senhora Mikele e pai de quatro filhos: Marcelino, Mozart, Max e Marcelino José.

Riachuelo em Ação

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias