sexta-feira, 8 de junho de 2018

IFRN de São Paulo do Potengi comemora dia do Meio Ambiente com atividades na comunidade

Compartilhe
O curso de Meio Ambiente do Campus São Paulo do Potengi do IFRN promoveu na última terça-feira (05), na Praça do Juremal no município de São Paulo do Potengi, uma série de ações para marcar a comemoração do dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, que foi estruturada para divulgar e chamar atenção para os problemas do meio ambiente e para a necessidade de preservação, contou com a participação da comunidade, de estudantes de escolas da rede municipal e estadual de São Paulo do Potengi, além dos professores, técnicos e estudantes do Campus SPP do IFRN.

Uma das atividades mais procuradas pelos estudantes das escolas participantes foi a Mostra Científica, que concentrou equipamentos e experimentos realizados pelos alunos do curso de Meio Ambiente do IFRN. Mas além disso, a programação contou também com uma gincana, distribuição de mudas de plantas nativas, oficina de compostagem, exposições de materiais produzidos pelas alunas do curso de Recicladoras do Programa Mulheres Mil e dos trabalhos de alunos do projeto Nós Propomos Novos Usos para o Território do Potengi e ainda com exibição e debate de filmes com a temática de meio ambiente. O evento contou também com a presença do chargista Ivan Cabral, que apresentou o livro "Humor Sustentável", no qual ele apresenta charges de sua autoria que representam a necessidade de atenção e preservação do meio ambiente.

Foi a primeira vez que o evento foi realizado fora do Campus no município, e, para o coordenador do curso de Meio Ambiente do IFRN, Prof. Renato Dantas, realizar o evento na Praça do Juremal foi uma experiência exitosa. “Experimentamos um novo formato de evento, e, com isso, foi possível nos integrarmos a rede municipal e estadual de ensino, além de trazermos a comunidade do bairro do Juremal para participar conosco. Nossa expectativa é adotar esse modelo para os próximos anos”, destacou.

Uma das instituições parceiras do evento foi a escola estadual Maurício Freire que também participou das exposições na Praça do Juremal. “O evento foi de extrema relevância pois possibilitou a integração de saberes das diversas atividades ambientais realizadas pelas instituições envolvidas, permitindo também a interação com a comunidade”, destacou o Prof. Silenildo Lopes.

A Prefeitura de São Paulo do Potengi apoiou a realização do evento através da Secretaria de Meio Ambiente do município. “O evento foi excelente, tivemos uma boa participação da comunidade e a parceria entre instituições públicas como o IF e a Secretaria de Meio Ambiente do Munícipio é muito válida para todos, porque a comunidade de São Paulo do Potengi só tem a ganhar”, destacou Edimar Silva, secretário adjunto de Meio Ambiente de São Paulo do Potengi. O evento contou ainda com o patrocínio do Pé Direito material de construção.

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias