sábado, 1 de dezembro de 2018

Morre, aos 94 anos, ex-presidente dos EUA George H. W. Bush

Compartilhe
George H. W. Bush, presidente dos Estados Unidos de 1989 a 1993, morreu na noite desta sexta-feira, informou seu escritório. Aos 94 anos e sofrendo de Parkinson, sua morte ocorreu oito meses após o falecimento de sua esposa, Barbara Bush, que tinha 92 anos. Ainda não há detalhes sobre seu velório. Ele e Barbara ficaram casados por 73 anos e tiveram cinco filhos, oito netos e dezessete bisnetos.

Pai do também presidente George W. Bush, Bush pai, como é conhecido nos EUA, teve seu governo republicano marcado pela operação Tempestade do Deserto, guerra iniciada após o Iraque de Saddam Hussein invadir o Kuwait. Vice-presidente do popular Ronald Reagan, Bush é considerado o último presidente que viveu o ambiente da Segunda Guerra — ele atuou no conflito como piloto. Ele vivia no Texas.

Sob a gestão de Bush pai, o mundo vivenciou a queda do muro de Berlim e o colapso da União Soviética. Apesar de ser um momento de reafirmação da hegemonia americana, o país passou por uma recessão em seu governo, gerando a famosa expressão “é a economia, estúpido”, de James Carville, estrategista de Bill Clinton, que evitou que Bush pai fosse reeleito em 1992, apesar da popular vitória, até o momento, na primeira Guerra do Golfo.

Milionário aos 40 anos graças a seu trabalho na indústria de petróleo texana, Bush pai foi diretor da Agência Central de Inteligência (Cia) e embaixador americano na Organização das Nações Unidas (ONU) antes de chegar ao poder como vice-presidente de Reagan, posto que exerceu por oito anos até ser eleito para a Casa Branca.

Em 2000, viu seu filho George W. Bush foi eleito e, em 2004, reeleito presidente dos EUA. Outro filho seu, Jeb Bush, foi governador da Flórida e perdeu, em 2016, as primárias republicanas para Donald Trump. A família, influente no ambiente conservador americano, nunca apoiou o atual presidente republicano.

O Globo

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias