quarta-feira, 8 de maio de 2019

Nesta sexta (10) completa 75 anos da queda de um avião de guerra, em Riachuelo provocando a morte dos 10 tripulantes

Compartilhe
Nesta sexta-feira, 10 de maio, a cidade de Riachuelo viverá um importante evento histórico, que marca os 75 anos da queda de um avião de guerra (Catalina) norte-americano na zona rural (Fazenda Lagoa Nova) daquele município. A data da queda da aeronave anfíbia, que pousava em terra ou em água foi no 10 de maio de l944. O mundo vivia os horrores da Segunda Guerra Mundial.

A aeronave viajava de Belém do Pará para Recife onde ia buscar mantimentos e conduzia 10 militares americanos, todos morreram no acidente. Os 10 corpos despedaçados foram recolhidos por moradores da localidade, sendo conduzidos num carro de boi até a cidade de Riachuelo, onde foram sepultados numa mesma cova.

Três meses depois os corpos foram exumados, levados até Natal para serem sepultados no Cemitério do Alecrim. Tempos depois os restos mortais dos militares foram transportados até os Estados Unidos da América para serem enterrados definitivamente.

Nesta sexta-feira (10), às 10 horas na Praça Cândido Batista, ao lado da BR 304, naquela comunidade haverá uma solenidade de descerramento de uma placa em memória aos tripulantes do avião anfíbio Catalina do Esquadrão VP-45, da Força Aeronaval da Marinha dos Estados Unidos da América.

Autoridades norte-americanas, norteriograndenses e locais, além do público prestigiarão o significativo momento histórico.

Blog do Silvério Alves.

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias