quinta-feira, 30 de maio de 2019

Simone e Simaria, Xand Avião, Zezé di Camargo e Luciano e outras atrações no São João de Natal

Compartilhe
A Prefeitura do Natal vai promover em 2019 o maior São João da história da capital do Rio Grande do Norte. A partir desta sexta (31) até o final do mês de junho, Natal contará com uma vasta programação musical e cultural distribuídas em palcos, arenas e arraiás de rua, Festival Gastronômico, Festival de quadrilhas Juninas, Festival de Música, nas quatro zonas da cidade, contemplando todos os ritmos da cultura brasileira de raiz representados por artistas nacionais e regionais.

Serão montados palcos na Cidade da Esperança (zona Oeste), Pátio da Funcarte e Palco Rocas (zona Leste), Arena Itapetinga e Ginásio Nélio Dias (zona Norte) e Arena das Dunas (zona Sul). A prefeitura também investiu em diversos arraiás de rua e quadrilhas (tradicionais, estilizadas e cômicas), contemplados através das chamadas públicas.

O São João do Povo, na Arena Itapetinga (zona Norte) abre oficialmente o calendário junino da capital já nesta sexta-feira, 31/5, com shows de Circuito Musical, Banda Grafith, As Estrelas e banda Balanço do Brega.

No dia 1º de junho, o São João do Povo recebe Jonas Lima, banda Panka de Bakana, Montagem, Flor de Liz, Chrys Holanda e o veterano Papel Gomes. O arraiá de rua seguirá com shows de forró de Lito Lins, Rodriguinho, Guga Playboy (todos dia 6/6), a grande compositora de forró Rita de Cássia e mais Banda Grafith e Lucas Boquinha (dia 7/6), seguidos por Caninana, Paulinho Pauleira e Banda Última Hora (8/7), e encerrando com a grande cantora Eliane, Felipe Santos, Última Hora e Rastro de Menina (9/6). No sábado (dia 1) o cantor e sanfoneiro Luizinho Nobre abre o mês de junho no Palco Cidade da Esperança.

No dia 8, acontece o Arraiá do Outro Par no Palco da Capitania das Artes (Funcarte). A tradicional festa junina da Ribeira parceira da prefeitura, terá como anfitriã a banda DuSouto em versão forró e ainda grupo Forró na Caixa. A programação da zona Leste começa dia 21/6 com arraiás de rua nas Rocas e shows de Vagner Buchecha e banda Nana Neném (21/6), Fabiano Barbosa e Banda e Luizinho Nobre (22/6).

O XXXI Festival de Quadrilhas Juninas de Natal e o festival de música Forraço, dois grandes eventos da cultura nordestina, aportam de 13 a 16 na Área externa do Ginásio Nélio Dias, zona Norte da capital. Além das apresentações das grandes quadrilhas, o espaço receberá atrações musicais que valorizam a música nordestina de raiz, como a Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro e o forrozeiro Kanelinha (14/6). Além de Banda Detroit (17) e Papel Gomes e Crys Holanda (18).

O São João de Natal, realizado na área externa da Arena das Dunas, abrirá a programação da zona Sul entre 12 e 24/6, com múltiplas ações culturais Começa com a realização do Circuito Gastronômico de Natal (12 a 24) e Mostra Cultural de Natal (17 a 24) com o autêntico forró e comidas típicas, e o Festival de Quadrilhas Juninas no pavilhão da Arena (18 a 24/6).

No palco principal da área externa da Arena das Dunas, as atrações programadas pela Prefeitura de Natal tem início dia 12 de junho com shows de Zé Hilton do Acordeon, Genival Lacerda e Xand Avião. No dia 13, as atrações são Forró Meirão, Pedro e Erick e Zezé di Camargo e Luciano. No dia 14, sobem ao palco do São João de Natal os veteranos César Menotti e Fabiano, Alexandre Moreira e Banda e Luizinho Calixto. No dia 15/6 quem sobe ao palco é a dupla Simone e Simaria, além dos lendários Roberto do Acordeon e Joquinha Gonzaga. Já o Cavaleiros do Forró, Banda Saia Rodada e Banda Rojão embalam os forrozeiros no dia 16/6.

A programação do Coreto do Festival Gastronômico de Natal será uma ode ao forró clássico pé de serra. Na terça-feira 17 se apresentam trios de forró. Na quarta 18/6, bandas Fuxico de Feira e o festival “Faz Mais Elino – 2º Concurso de Marchinhas Juninas”. A noite encerra com a homenagem a Elino Julião na voz de Galvão Filho e show de Carlos Zens. No dia 19/6, a atrações do coreto são Forró Na Manha, Luizinho Nobre. No dia 20/6, Messias Paraguai sobe ao palco e terá como convidado o cantor Carlos Alexandre Jr. A noite encerra com banda Cebola Ralada. Na sexta-feira 21/6, se apresentam o Quarteto Linha no Forró e Gisele Alves. No sábado (22), tem Leão Neto e Jaina Elne.

E no domingo é a vez do São João das Crianças, a partir das 17h, com shows de Nara Costa, Forró Estribado. E segunda-feira, véspera de São João, tem Trio Trancelim e cantora Mônica Jucá em forró das antigas.
De acordo com estimativas da Secult/Funcarte, ao todo serão 2500 artistas e brincantes do Rio Grande do Norte participando dos festejos juninos realizados pela Prefeitura de Natal. Também 264 músicos locais, 377 músicos nacionais, 1 mil arraiás envolvidos e 800 componentes de quadrilhas juninas.

A Prefeitura do Natal oferece também toda a infra-estrutura para a realização dos eventos, logística, esquema de segurança particular, trânsito, comunicação, limpeza urbana e serviços.

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias