terça-feira, 17 de março de 2020

Sobe para 33 número de casos suspeitos de coronavírus no RN, aponta Secretaria de Saúde

Compartilhe
Subiu para 33 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. O número foi atualizado na manhã desta terça-feira (17), em boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). De acordo com o órgão, o Estado segue com apenas 1 caso confirmado da Covid-19, que é a infecção causada pelo vírus.

Segundo o boletim, outros 24 casos já foram descartados no RN. Entre os 33 casos que seguem em investigação, 17 aguardam resultados de exames preliminares feitos pelo Laboratório Central do Estado – que testa as amostras inicialmente para doenças comuns. O restante (16 casos) está esperando a análise final pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o teste do coronavírus.

A maioria dos casos considerados suspeitos está em Natal. A capital potiguar registra 20 notificações até agora, incluindo a de uma pessoa que mora no Paraguai, mas que apresentou os sintomas no RN. Parnamirim, na Região Metropolitana, vem em seguida, com 5 registros. Já Mossoró, no Oeste Potiguar, tem 3 casos suspeitos, incluindo um residente da Itália, mas que apresentou os sintomas no Estado.

Os casos descartados são de pessoas que testaram positivo para outro vírus ou que não têm vírus algum. No Laboratório Central, os resultados dos exames saem em até 72 horas, enquanto que o Instituto Evandro Chagas finaliza as análises em 7 dias.

De acordo com a Sesap, todos os pacientes com suspeita de coronavírus estão com estado de saúde bom e em isolamento domiciliar. De acordo com a Secretaria de Saúde, é provável que o número de casos suspeitos aumente nos próximos dias, já que os critérios de notificação foram alterados.

No último boletim da Sesap, publicado na sexta-feira (13), eram 13 casos suspeitos e 13 descartados. Isso significa que, no fim de semana e na segunda-feira (16), apareceram 20 novas suspeitas de Covid-19 no Rio Grande do Norte.

Em todo o País, segundo o Ministério da Saúde, o número de casos suspeitos subiu para 2.064. Até agora, o País tem 234 casos confirmados. 1.624 foram descartados e nenhuma morte foi registrada até agora.

Desde a semana passada, o avanço da doença é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia.

AGORA RN 

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias