quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Lagoa de Velhos/RN: Sonyara vence a eleição e derrota o mito Dedé- Ailton juntos

Compartilhe

A eleição do dia 15 de novembro em Lagoa de Velhos/RN, não marcou apenas à reeleição com vitória esmagadora da prefeita Sonyara Ribeiro, vários outros fatores devem ser analisados.

Desde a sua emancipação, a princesa do Potengi, como carinhosamente é chamada, foi administrada quase em sua totalidade, por uma única família, a família Ivo. 

Dona Fausta, mulher de fibra e bastante respeitada, foi nomeada a primeira prefeita, e de lá pra cá tornou-se tradição os prefeitos serem da mesma família, com raras excessões.

Para a eleição de 2020, juntaram-se todos os primos exs prefeitos, Dedé, que teve 04 mandatos, Ailton, que teve 03 mandatos e Igor, que foi prefeito recentemente e saíram casa a cada tentando derrubar a prefeita Sonyara Ribeiro, que disputava a reeleição. 

Inicialmente o candidato era Eilson, que foi substituído por problemas com à justiça eleitoral e posteriormente foi alçada com candidata, a ex vice prefeita Elíria Souza, que já havia perdido duas eleições, uma para vereadora (2008) e outra pra prefeita (2016).

Dedé, Ailton, Igor e Elíria usaram de todas as suas forças para ganhar a eleição, pois acreditavam que juntos eram imbatíveis. Na eleição de 2016, quando estavam separados e tiveram três candidaturas a prefeitura, Igor teve 907 votos e Elíria 555 votos, ou seja, apesar de Sonyara ter vencido com 1.443 votos, os dois primos juntos tiveram 19 votos a mais que Sonyara e isso os fez se unirem novamente achando que derrotaria a atual gestão, o resultado foi humilhante para a família que se achava dona de Lagoa de Velhos e Sonyara os derrotou com mais de 700 votos de maioria.

O que fica de lição desta eleição na pequena Lagoa de Velhos é a consolidação de Sonyara Ribeiro como a sua maior liderança e a derrocada da família Ivo/Araújo com a terceira derrota de Elíria Souza.

Nenhum comentário:

Desenvolvido por Glaucione Farias